Todos sabem que o carnaval não é feriado, mas como é uma festa popular, muitos estabelecimentos acabam deixando o pessoal curtir alguns dias.
Para aqueles que gostam, aproveitem, mas não deixem de fazer a primeira tarefa da disciplina, que é assistir:
Antes da Chuva (Before The Rain) - 1994
Diretor: Milcho Manchevski.
A gente se vê dia 18.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Primeiro Trabalho do 4o. Bimestre
Para o segundo ano de design digital (trabalho individual):
1- Do que se trata o Design Experiencial (Experience Design) e o Design de Interação? Quais as diferenças entre eles?
2- Explique como o Design Experiencial pode contribuir para a formação do designer de projetos interativos.
3- Do ponto de vista do Design Experiencial, cite e analise um exemplo de produção ou produto, podendo ser digital ou não. A análise deve ser feita com base em bibliografias e fontes diversas, que devem ser citadas ao final.
Data de entrega: 23 de novembro, logo após o 4o. Ciclo de Estudos em Design.
1- Do que se trata o Design Experiencial (Experience Design) e o Design de Interação? Quais as diferenças entre eles?
2- Explique como o Design Experiencial pode contribuir para a formação do designer de projetos interativos.
3- Do ponto de vista do Design Experiencial, cite e analise um exemplo de produção ou produto, podendo ser digital ou não. A análise deve ser feita com base em bibliografias e fontes diversas, que devem ser citadas ao final.
Data de entrega: 23 de novembro, logo após o 4o. Ciclo de Estudos em Design.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Sites sobre cores
Pessoal, quem souber de algum site sobre cores, tão legal quanto estes abaixo, poste aki no blog:
http://www.colorotate.org/
http://www.mariaclaudiacortes.com/colores/Colors.html
Abs!!
http://www.colorotate.org/
http://www.mariaclaudiacortes.com/colores/Colors.html
Abs!!
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Técnicas Visuais Aplicadas
Depois de looooooooooongas férias, voltamos!!
Este post é para indicar o link onde está uma parte importante do livro de João Gomes Filho, "Gestalt do Objeto", onde ele fala de diversas técnicas visuais aplicadas, que podem ser muito úteis na hora de projetar.
Está aqui.
Ou copie e cole: http://www.4shared.com/file/131493302/831ae8f8/tecnicasvisuais.html
See ya!
Este post é para indicar o link onde está uma parte importante do livro de João Gomes Filho, "Gestalt do Objeto", onde ele fala de diversas técnicas visuais aplicadas, que podem ser muito úteis na hora de projetar.
Está aqui.
Ou copie e cole: http://www.4shared.com/file/131493302/831ae8f8/tecnicasvisuais.html
See ya!
Marcadores:
tecnicas visuais gestalt joao gomes filho design
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Cronograma!
Olá Pessoal, aqui vão as descrições das próximas atividades:
Proposta do Semestre:
O designer deve estar apto a estabelecer relações para além do mero reconhecimento de realidades.
Como agente construtor de cultura - e não apenas de mercadorias - sua percepção de realidades deve envolver uma visão crítica e criativa, de modo a atuar nesse universo intensamente dinâmico, engendrado pelos novos sistemas de comunicação em rede. Isto porque não se trata de reproduzir o modo de operar desses sistemas, e sim de incorporar-se a essas novas realidades enquanto processo. Isto só é possível pela experimentação dessas novas condições, de modo que este profissional tenha flexibilidade de se adaptar facilmente às mudanças, habilidade de relacionar as mais diversas linguagens e capacidade de projetar a partir de uma perspectiva ética e estética.
ATIVIDADE 1 - PARA 31/08
Uma outra plastiCIDADE
Imagine que existe um filtro pelo qual você vê o mundo. Como é esse filtro? Ele altera só sua visão ou também os outros sentidos? Quais seriam suas percepções? E se essas percepções se dessem sob outras condições corporais? Por exemplo: ver com os olhos de outra pessoa, de uma outra cultura ou outro tempo, ou mesmo de um animal, ou da perspectiva de um objeto?
PROPOSTA: Em um passeio pela cidade, assuma esta outra ótica, de sua escolha, ao transitar pelos diversos espaços. Se preferir, registre esta experiência na forma de desenhos, fotos, e outros.
Investique que linguagens chegam até você (cores, textutas, formas, ritmos), como elas chegam, dentre tantos estímulos que a cidade oferece. Como essas linguagens são transformadas por esse “filtro”? Quais são as sensações? Há interpretações?
Entregar na data definida uma TRADUÇÃO dessa experiência, de modo que possa ser percebida/sentida pelos colegas de sala. A escolha da mídia/materiais/linguagens que vão dar forma ao trabalho deve estar de acordo com o que se deseja passar/transmitir enquanto experiência vivida.
ATIVIDADE 2 - PARA 19/10
Percebendo enquanto PROCESSO
Existe uma dinâmica que molda a cidade, pois ela pode ser vista como o produto de vivências dos seres que nela habitam. Da mesma forma, estes seres também são moldados pela cidade, pelos seus espaços, pelos seus fluxos de informação, numa dinâmica constitutiva de suas percepções.
PROPOSTA: Em grupos de 5 ou 6, deve ser realizado um trabalho/composição que traduza relações percebidas da cidade de ARARAQUARA pelo grupo.
Essa tradução pode ser na forma de instalação, jogo, objeto ou outro, sempre de acordo com o conceito que se deseja passar/transmitir – afinal, é dessas escolhas entre linguagens e das relações entre elas que a PLÁSTICA trata.
Com esse exercício, podem emergir relações entre a cidade e a WEB, enquanto redes de relações.
Dúvidas? Poste aqui ou envie e-mail para alunos.adeline@gmail.com
Abs!!
Proposta do Semestre:
O designer deve estar apto a estabelecer relações para além do mero reconhecimento de realidades.
Como agente construtor de cultura - e não apenas de mercadorias - sua percepção de realidades deve envolver uma visão crítica e criativa, de modo a atuar nesse universo intensamente dinâmico, engendrado pelos novos sistemas de comunicação em rede. Isto porque não se trata de reproduzir o modo de operar desses sistemas, e sim de incorporar-se a essas novas realidades enquanto processo. Isto só é possível pela experimentação dessas novas condições, de modo que este profissional tenha flexibilidade de se adaptar facilmente às mudanças, habilidade de relacionar as mais diversas linguagens e capacidade de projetar a partir de uma perspectiva ética e estética.
ATIVIDADE 1 - PARA 31/08
Uma outra plastiCIDADE
Imagine que existe um filtro pelo qual você vê o mundo. Como é esse filtro? Ele altera só sua visão ou também os outros sentidos? Quais seriam suas percepções? E se essas percepções se dessem sob outras condições corporais? Por exemplo: ver com os olhos de outra pessoa, de uma outra cultura ou outro tempo, ou mesmo de um animal, ou da perspectiva de um objeto?
PROPOSTA: Em um passeio pela cidade, assuma esta outra ótica, de sua escolha, ao transitar pelos diversos espaços. Se preferir, registre esta experiência na forma de desenhos, fotos, e outros.
Investique que linguagens chegam até você (cores, textutas, formas, ritmos), como elas chegam, dentre tantos estímulos que a cidade oferece. Como essas linguagens são transformadas por esse “filtro”? Quais são as sensações? Há interpretações?
Entregar na data definida uma TRADUÇÃO dessa experiência, de modo que possa ser percebida/sentida pelos colegas de sala. A escolha da mídia/materiais/linguagens que vão dar forma ao trabalho deve estar de acordo com o que se deseja passar/transmitir enquanto experiência vivida.
ATIVIDADE 2 - PARA 19/10
Percebendo enquanto PROCESSO
Existe uma dinâmica que molda a cidade, pois ela pode ser vista como o produto de vivências dos seres que nela habitam. Da mesma forma, estes seres também são moldados pela cidade, pelos seus espaços, pelos seus fluxos de informação, numa dinâmica constitutiva de suas percepções.
PROPOSTA: Em grupos de 5 ou 6, deve ser realizado um trabalho/composição que traduza relações percebidas da cidade de ARARAQUARA pelo grupo.
Essa tradução pode ser na forma de instalação, jogo, objeto ou outro, sempre de acordo com o conceito que se deseja passar/transmitir – afinal, é dessas escolhas entre linguagens e das relações entre elas que a PLÁSTICA trata.
Com esse exercício, podem emergir relações entre a cidade e a WEB, enquanto redes de relações.
Dúvidas? Poste aqui ou envie e-mail para alunos.adeline@gmail.com
Abs!!
quinta-feira, 25 de junho de 2009
A utilização de grids na web
No encontro com o primeiro ano de Design Digital neste dia 25/06, discutimos sobre a utilização (ou não) de grids na web.
Partimos do projeto gráfico para mídia impressa até chegar no projeto de interfaces para a web.
Será que já não está na hora do designer de web projetar para esse meio - que tem suas especificidades em relação à mídia impressa - aproveitando melhor todo o potencial (principalmente interativo) que esse meio tem? Ou será que podemos aprender algo das outras mídias e transformar isso tudo em novas práticas, mais inovadoras??
Será que já não está na hora do designer de web projetar para esse meio - que tem suas especificidades em relação à mídia impressa - aproveitando melhor todo o potencial (principalmente interativo) que esse meio tem? Ou será que podemos aprender algo das outras mídias e transformar isso tudo em novas práticas, mais inovadoras??
Marcadores:
grid design interface midia diagramação inovação
Novos paradigmas para a criação de projetos colaborativos
No nosso último encontro falamos um pouco do movimento Internacional Situacionista e de novos paradigmas para a criação de projetos colaborativos.
O designer, hoje, cria objetos sensíveis, que envolvem a coletividade, trabalhando com materiais tão diversos que podem ser inclusive imateriais. Porém, desde sempre, esse profissional atuou sobre códigos e linguagens, estabelecendo relações que constituem as realidades.
Segue um link de um coletivo (http://improveverywhere.com/) que foi abordado como exemplo de processo colaborativo, e também um vídeo que explica o nascimento da internet em pictogramas (http://www.youtube.com/watch?v=9hIQjrMHTv4).
Aproveito também para postar um material sobre um tema muito interessante: computação em nuvem, apresentado pelos alunos do segundo ano de Design Digital: http://www.slideshare.net/adelinegil/computao-em-nuvem-cloud-computing
Assinar:
Postagens (Atom)