domingo, 9 de outubro de 2011

Site do Ciclo atualizado!

Segue o link para o site do VI Ciclo de Estudos em Design:

http://ciclodeestudos.orgfree.com/


Inscrições com desconto até 10/10.
Inscrições para as palestras, agora também pelo site da Uniara.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Programação do VI Ciclo de Estudos em Design


O tema do Ciclo desse ano é Design para mídias móveis e, como sempre, o evento conta com a presença de artistas e pesquisadores de peso e workshops sintonizados com as tendências contemporâneas na área.



Vejam a programação:

Segunda, 17/10
19:15 Auditório UNIARA - Solenidade de Abertura
19:30 Palestra sobre desenvolvimento para mídias móveis com Heloisa Candello. Está cursando seu PHD na University of Brighton - UK, professora, pesquisadora dos grupos: Cultura, Sociedade e Mídia - LIPACS/ IA/UNICAMP, Ambientes Hipermídia - HIperlab/UFSC e Interactive Technologies group UK. Atua nas áreas de Mobile technology, Mobile learning, Design de interfaces gráficas e digitais.
http://mobileguideincontext.blogspot.com/


Terça, 18/10
14h. Lab 1 - Unidade I - UNIARA - Workshop: Design Gráfico para apps em celulares com Emyr Ferrario, designer da Imax Games (30 vagas)
http://www.imaxgames.com.br/

19:30 Auditório UNIARA - Mesa redonda sobre Mobilidades e Localidades com João Carlos Massarolo, cineasta, doutor em Cinema pela USP, diretor, roteirista, professor e pesquisador da narrativa transmídia;
http://geminisufscar.wordpress.com/about/
http://www.cech.ufscar.br/docentes/joao-carlos-massarolo

e Anaisa Catucci, pesquisadora, jornalista e editora da EPTV.
http://lattes.cnpq.br/6116965935662551

Mediadora: Profa. Ms. Maira Valencise Gregolin
http://lattes.cnpq.br/6353037041684983


Quarta, 19/10
14h. Lab 1 - Unidade I - UNIARA - Workshop: Ferramentas de desenvolvimento para celulares com Elias Ximenes, da Imax Games (30 vagas)

19:30 Auditório UNIARA - Mesa redonda: Arte na R.U.A. com Hermes Hildebrand, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, professor, atua nas áreas de desenvolvimento de sistemas hipermídias on e off-line e jogos eletrônicos e é pesquisador do grupo SCIArts;
http://www.sciarts.org.br/

e Rita Wu, pesquisadora da Arte Interativa, participa do Grupo de Pesquisa da FAU USP: DeVIR - Design, Ambiente e Interfaces.
http://www.mis-sp.org.br/labmis/residentes

Mediadora: Profa. Ms. Adeline Gil
http://lattes.cnpq.br/8001639462722882


Quinta, 20/10
19:30 SESC ARARAQUARA - Palestra com Artur Mattuck, um dos criadores e teóricos pioneiros da artemídia no Brasil. Voltado para profissionais, estudantes e interessados em projetos que mesclam criatividade e tecnologia, o tema será Projeto Meta-arte, um conceito-chave das linguagens artísticas na era digital que constitui-se numa série de diretrizes que orientam a realização de uma obra.
http://www.colabor.art.br/arturmatuck/


Sexta, 21/10
14h. Lab 1 - Unidade I - UNIARA - Minicurso: Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis com Prof. Ms. Denis Zaniro (30 vagas)

16h. Lab 2 - Unidade I - UNIARA - Workshop: Introdução ao 3D MAX com Matheus Maia da Quiçá Design - Produções 3D (25 vagas)
http://www.quicadesign.com.br/

19:30 às 21:30 Sala de Internet Livre - SESC ARARAQUARA - Workshop: Projeto Meta-arte com Artur Mattuck. Um projeto de meta-arte pode ser entendido como uma espécie de partitura mediática para planejar e direcionar as interfaces operacionais entre o criador, seus processos escriturais, seus instrumentos, programas e eventuais colaboradores. (30 vagas)



Sábado, 22/10
10h às 17h Sala de Internet Livre - SESC ARARAQUARA - Continuação do Workshop: Projeto Meta-arte com Artur Mattuck.


Inscrições para os 5 dias de palestras*:
Até 10/10:
15,00 para estudantes
20,00 para profissionais

Após 10/10:
20,00 para estudantes
25,00 para profissionais

Valor de cada workshop*: 5,00
*As atividades realizadas no SESC são gratuitas.

Inscrições: agsgil@uniara.com.br

Realização: UNIARA e SESC ARARAQUARA.
http://www.uniara.com.br/graduacao/design_digital/
http://www.sescsp.org.br/

http://ciclodeestudos.orgfree.com/

Patrocício:


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Exercício - primeiro ano

Em nossa aula de hoje, foi possível debater sobre as diversas formas de codificação e recodificação de informações, sobre as mudanças de paradigma que vêm ocorrendo com o desenvolvimento das tecnologias digitais de comunicação e também sobre os novos objetos que vêm surgindo na atualidade: os objetos sensíveis (PIMENTA, 1999).

O exercício da aula de joje consiste em pesquisar na www um exemplo de imagem representativa e um exemplo de imagem que pode ser considerada "não representativa".
A dupla ou trio deverá justificar a escolha de cada imagem.
Abs!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Criar, preparar...

Compartilhando com vcs um trecho de Flusser, do capítulo intitulado "Preparar":

"(...) Impõe-se então a seguinte pergunta: afinal de contas, como é que podemos, por entre todos esses acasos que nos cercam, escolher o muito pouco provável?

Já que o impacto dessa pergunta não é óbvio, darei um exemplo.

Costumamos afirmar sem muita hesitação que o "homem primitivo" inventou o fogo. Quando apertados com a pergunta de como tal ato extremamente pouco provável podia ter se dado, costumamos explicá-lo dizendo que o homem tomou um acaso pouco provável (árvores atingidas por relâmpago) como modelo. No entanto, a explicação é ainda mais mirabolante do que o mero ato, porque impõe a pergunta: como é possível que o homem tenha reconhecido no modelo de árvore ardente a virtualidade de cozinhar carne e destarte transformar-se em caçador de renas? Em outros termos: como é possível que o acaso pouco provável "árvore ardente" seja transformado no acaso extremamente improvável "primata carnívoro"? Indubitavelmente, o homem deve ter sido preparado, de alguma maneira, para poder tomar o acaso provável como base do improvável. Bem, essa "preparação" parece miraculosa, e o homem "primitivo", inventor do fogo, da lança, da domesticação de cachorros (para nem falar em imagens, línguas ou danças), parece genial, enquanto nós, em comparação, com todas as nossas imagens sintetizadas, parecemos meros anões"

Flusser, V. O universo das imagens técnicas. São Paulo: Annablume, 2008.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BLOG do Ciclo de Estudos em Design

Aqui vai o link para o BLOG do 5o. Ciclo de Estudos em Design:
http://ciclodeestudos.orgfree.com/?cat=04

Valeu Gabriel, Lidia, Moisa, Patrícia Barbosa, Walter Leão e a galera que trabalhou na criação do logo!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

5o. Ciclo de Estudos em Design - 3 a 6 de novembro

O Logo do 5o. Ciclo de Estudos em Design - Processos Colaborativos em Ambiente Digital - também foi feito de forma colaborativa:

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, abre-se espaço para novas formas de comunicação, para a criação coletiva de saberes, culturas, de novas práticas e novos produtos, o que implica uma nova visão do conceito de PROJETO na contemporaneidade.
Sendo o DESIGN a atividade projetual que dá forma a essas novas práticas e processos, o 5o. Ciclo de Estudos em Design reúne pensadores e profissionais para colocar novas questões pertinentes à emergência desses processos criativos, e traçar linhas que possam indicar direções para a prática profissional do designer.

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES
E-mail: agsgil@uniara.com.br
Tel: (16) 3301-7150
Bacharelado em Design com habilitação em Design Digital.
Centro Universitário Araraquara.
http://www.uniara.com.br/

Inscrições efetuadas até 29/10 (sexta):
- Alunos de Design: R$ 15,00
- Estudantes de outros cursos e/ou universidades, ex-alunos e profissionais da área: R$ 20,00
- Valor de cada oficina: R$ 5,00

Inscrições de 30 de outubro até o início do evento:
- Alunos de Design: R$ 20,00
- Estudantes de outros cursos e/ou universidades, ex-alunos e profissionais da área: R$ 25,00
- Valor de cada oficina: R$ 10,00

PROGRAMAÇÃO:

03/11/10 (quarta)
19h - Abertura do evento
19:30 - Palestra com Luis Carli (http://luiscarli.com/)
Arquiteto pela Faculdade de Arquiterura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Seu trabalho ‘Complexidade Organizada’ ganhou prêmios e foi exposto no FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), no MAC (Museu de Arte Contemporânea), na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, e na exposição ‘Flow Interrupted’ em Chicago. Atualmente cursa mestrado na FAU USP e é pesquisador do grupo CNPq: DeVIR (Design, Ambiente e Interfaces), coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Zibel Costa e sediado na FAU USP.

04/11/10 (quinta)
14h, lab. 2 - Oficina de Efeitos Especiais em Vídeo Digital (After Effects) com João Zanetti, formado em Imagem e Som pela UFSCar e responsável pela pós produção na Quiçá Design (www.quicadesign.com.br).

19h - Palestra com Diego Doimo, Diretor da TVE de São Carlos e diretor de Criação da Rocambole Produções. http://www.rocambole.org/cineminha.html

05/11/10 (sexta)
14h às 16h, lab. 2- Oficina de Diagramação (InDesign) com Guto Sguissardi, formado em Imagem e Som pela UFSCar e sócio proprietário da Diagrama Editorial (http://diagramaeditorial.com.br/).

16h às 18h, lab. 2 - Oficina de Second Life e construção de objetos em Second Life (ambiente online colaborativo), com duração total de 6 horas.
David Lucas Desidério, designer, Mestre em Design pela UNESP, expôs trabalhos no FILE e faz parte do Núcleo de Pesquisa PIPOL - Projetos Integrados de Pesquisa On-Line http://www.faac.unesp.br/pesquisa/pipol/pipol.html, coordenado pelo prof. Dr. Dorival Rossi. A continuação da oficina será sábado, das 14h às 18h, dentro do ambiente online.

19h - Mesa Redonda sobre Mídias Sociais com Márcia Ceschini, proprietária da Ceschini Comunicação, empresa de consultoria em Comunicação e Marketing Digital.
http://www.ceschini.com.br

e Maira Gregolin,
Doutoranda em Artes Visuais no Departamento de Multimeios - Unicamp. Sua pesquisa envolve reflexões quanto aos procedimentos da narrativa transmidiática em multi-plataformas (games, cinema, web, etc.). Procura aplicar os conceitos da transmídia na comunidade, levando em conta o usuário gerador de conteúdo nas mídias digitais. Possui mestrado em Artes Visuais pela Unicamp - dep. Multimeios/IA e especialização em Produção de Filme e TV Digital - JMC Academy - Sydney Austrália. Faz parte do grupo de pesquisa Cultura, Sociedade e Mídia.



06/11/10 (sábado)
10h - Auditório Principal
Mostra do 5o. Ciclo de Estudos em Design
Produções audiovisuais de alunos, profissionais da área e estudantes de outras universidades, com certificado de participação.
Inscrições: agsgil@uniara.com.br.

14h às 18h - Encontro online dos participantes da oficina de Second Life para continuação da oficina em ambiente digital.




EVENTOS PARALELOS
I Bienal de Gravura Lívio Abramo
Até 24/11. Entrada franca.
Realização: Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal da Cultura e Fundart).
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa) e Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro).
- Casa da Cultura: de segunda a sexta, das 9h às 22h; e aos sábados, das 9h às 13h.
- Teatro Municipal: de segunda a sexta, das 9h às 11h30, e das 13 às 17h.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

softwares que trabalham com sistemas dinâmicos de partículas

Surgiu uma "polêmica" entre o pesssoal do 1o ano de design digital sobre como são feitos os vídeos deste tipo:
http://vimeo.com/6284199
Então eu consultei um dos designers mais experientes na área que eu conheço (meu digníssimo marido) e ele esclareceu o seguinte:

"Esse tipo de produção é típica dos sistemas dinâmicos de partículas modernos, eles trabalham com uma gama de variáveis (gravidade, pressão, vazão, etc...).
Uma variável bem comum é o controle de deslocamentos por oscilações sonoras, que pode ser o caso da produção em questão...
Entre os softwares e ou plugins podemos citar:
Real flow: é um software que só trabalha com simulações: Fluidos, Dinâmica de objetos rígidos ou deformáveis, Variações atmosféricas etc... hj ele é o mais potente e específico na simulação de fluidos e/ou interações entre eles...

A maioria dos softwares de criação 3d, e de pós produção 2d, têm ou trabalham com plugins de simulação de partículas que podem ser usados ou adaptados pra criar esse tipo de produção...
Os plugins mais comuns entre os 3d rodam no Maya e 3d max, nos softwares 2d rodam no After Effects e no Combustion...
No caso do vídeo, analisando a organicidade dos movimentos e densidade da nuvem de partículas, acredito que foram utilizados softwares ou plugins 3d como:

Real flow:
http://www.youtube.com/watch?v=USFHt1K_aYg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Z4DU6CODktY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=YFO8J4lERac&feature=related

3Dmax rodando PFsource:
http://www.youtube.com/watch?v=wf56V2s9P1o&feature=channel

3Dmax rodando thinking particles e o kraKatoa:
http://www.youtube.com/watch?v=P5rDWQfvZzQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pK7KYjJ0hYE&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=E_uu6K30-Ik&feature=related

Maya com o ink flow :
http://www.youtube.com/watch?v=UcXWBBejlUY
" (fecham aspas!)

Para saber mais sobre produções 3D, visitem o blog: http://www.animacao3d.com.br/blog/
Abs!!