quarta-feira, 19 de maio de 2010

softwares que trabalham com sistemas dinâmicos de partículas

Surgiu uma "polêmica" entre o pesssoal do 1o ano de design digital sobre como são feitos os vídeos deste tipo:
http://vimeo.com/6284199
Então eu consultei um dos designers mais experientes na área que eu conheço (meu digníssimo marido) e ele esclareceu o seguinte:

"Esse tipo de produção é típica dos sistemas dinâmicos de partículas modernos, eles trabalham com uma gama de variáveis (gravidade, pressão, vazão, etc...).
Uma variável bem comum é o controle de deslocamentos por oscilações sonoras, que pode ser o caso da produção em questão...
Entre os softwares e ou plugins podemos citar:
Real flow: é um software que só trabalha com simulações: Fluidos, Dinâmica de objetos rígidos ou deformáveis, Variações atmosféricas etc... hj ele é o mais potente e específico na simulação de fluidos e/ou interações entre eles...

A maioria dos softwares de criação 3d, e de pós produção 2d, têm ou trabalham com plugins de simulação de partículas que podem ser usados ou adaptados pra criar esse tipo de produção...
Os plugins mais comuns entre os 3d rodam no Maya e 3d max, nos softwares 2d rodam no After Effects e no Combustion...
No caso do vídeo, analisando a organicidade dos movimentos e densidade da nuvem de partículas, acredito que foram utilizados softwares ou plugins 3d como:

Real flow:
http://www.youtube.com/watch?v=USFHt1K_aYg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Z4DU6CODktY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=YFO8J4lERac&feature=related

3Dmax rodando PFsource:
http://www.youtube.com/watch?v=wf56V2s9P1o&feature=channel

3Dmax rodando thinking particles e o kraKatoa:
http://www.youtube.com/watch?v=P5rDWQfvZzQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pK7KYjJ0hYE&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=E_uu6K30-Ik&feature=related

Maya com o ink flow :
http://www.youtube.com/watch?v=UcXWBBejlUY
" (fecham aspas!)

Para saber mais sobre produções 3D, visitem o blog: http://www.animacao3d.com.br/blog/
Abs!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fenômenos emergentes

Na aula de 8 de abril, abordamos fenômenos emergentes na natureza, nos sistemas sociais, entre outros. Nossa principal referência foi o Steven Johnson, que também aponta esses fenômenos nos sistemas digitais. Cada grupo agora poderá citar exemplos que podem ser encontrados na www, justificando-os.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pra fazer no feriado

Todos sabem que o carnaval não é feriado, mas como é uma festa popular, muitos estabelecimentos acabam deixando o pessoal curtir alguns dias.
Para aqueles que gostam, aproveitem, mas não deixem de fazer a primeira tarefa da disciplina, que é assistir:
Antes da Chuva (Before The Rain) - 1994
Diretor: Milcho Manchevski.
A gente se vê dia 18.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Primeiro Trabalho do 4o. Bimestre

Para o segundo ano de design digital (trabalho individual):
1- Do que se trata o Design Experiencial (Experience Design) e o Design de Interação? Quais as diferenças entre eles?

2- Explique como o Design Experiencial pode contribuir para a formação do designer de projetos interativos.

3- Do ponto de vista do Design Experiencial, cite e analise um exemplo de produção ou produto, podendo ser digital ou não. A análise deve ser feita com base em bibliografias e fontes diversas, que devem ser citadas ao final.
Data de entrega: 23 de novembro, logo após o 4o. Ciclo de Estudos em Design.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sites sobre cores

Pessoal, quem souber de algum site sobre cores, tão legal quanto estes abaixo, poste aki no blog:
http://www.colorotate.org/
http://www.mariaclaudiacortes.com/colores/Colors.html
Abs!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Técnicas Visuais Aplicadas

Depois de looooooooooongas férias, voltamos!!
Este post é para indicar o link onde está uma parte importante do livro de João Gomes Filho, "Gestalt do Objeto", onde ele fala de diversas técnicas visuais aplicadas, que podem ser muito úteis na hora de projetar.
Está aqui.
Ou copie e cole: http://www.4shared.com/file/131493302/831ae8f8/tecnicasvisuais.html
See ya!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cronograma!

Olá Pessoal, aqui vão as descrições das próximas atividades:
Proposta do Semestre:
O designer deve estar apto a estabelecer relações para além do mero reconhecimento de realidades.
Como agente construtor de cultura - e não apenas de mercadorias - sua percepção de realidades deve envolver uma visão crítica e criativa, de modo a atuar nesse universo intensamente dinâmico, engendrado pelos novos sistemas de comunicação em rede. Isto porque não se trata de reproduzir o modo de operar desses sistemas, e sim de incorporar-se a essas novas realidades enquanto processo. Isto só é possível pela experimentação dessas novas condições, de modo que este profissional tenha flexibilidade de se adaptar facilmente às mudanças, habilidade de relacionar as mais diversas linguagens e capacidade de projetar a partir de uma perspectiva ética e estética.

ATIVIDADE 1 - PARA 31/08
Uma outra plastiCIDADE
Imagine que existe um filtro pelo qual você vê o mundo. Como é esse filtro? Ele altera só sua visão ou também os outros sentidos? Quais seriam suas percepções? E se essas percepções se dessem sob outras condições corporais? Por exemplo: ver com os olhos de outra pessoa, de uma outra cultura ou outro tempo, ou mesmo de um animal, ou da perspectiva de um objeto?
PROPOSTA: Em um passeio pela cidade, assuma esta outra ótica, de sua escolha, ao transitar pelos diversos espaços. Se preferir, registre esta experiência na forma de desenhos, fotos, e outros.
Investique que linguagens chegam até você (cores, textutas, formas, ritmos), como elas chegam, dentre tantos estímulos que a cidade oferece. Como essas linguagens são transformadas por esse “filtro”? Quais são as sensações? Há interpretações?
Entregar na data definida uma TRADUÇÃO dessa experiência, de modo que possa ser percebida/sentida pelos colegas de sala. A escolha da mídia/materiais/linguagens que vão dar forma ao trabalho deve estar de acordo com o que se deseja passar/transmitir enquanto experiência vivida.

ATIVIDADE 2 - PARA 19/10
Percebendo enquanto PROCESSO
Existe uma dinâmica que molda a cidade, pois ela pode ser vista como o produto de vivências dos seres que nela habitam. Da mesma forma, estes seres também são moldados pela cidade, pelos seus espaços, pelos seus fluxos de informação, numa dinâmica constitutiva de suas percepções.
PROPOSTA: Em grupos de 5 ou 6, deve ser realizado um trabalho/composição que traduza relações percebidas da cidade de ARARAQUARA pelo grupo.
Essa tradução pode ser na forma de instalação, jogo, objeto ou outro, sempre de acordo com o conceito que se deseja passar/transmitir – afinal, é dessas escolhas entre linguagens e das relações entre elas que a PLÁSTICA trata.
Com esse exercício, podem emergir relações entre a cidade e a WEB, enquanto redes de relações.
Dúvidas? Poste aqui ou envie e-mail para alunos.adeline@gmail.com
Abs!!